Permuta Imobiliária
Permuta basicamente é uma troca recíproca, em que as partes interessadas fazem um acordo e trocam entre si propriedades, bens, direitos, etc. A permuta imobiliária que pode ser física ou financeira, geralmente promove a troca de um terreno com ou sem construções por um ou mais imóveis a serem construídos.
A permuta imobiliária permite que o proprietário de um terreno, que eventualmente não tenha recursos econômicos suficientes para explorar o potencial construtivo do imóvel, aceite em troca do mesmo parte da construção a ser edificada no terreno, eventualmente até em empreendimentos já prontos em outros endereços, ela não envolve dinheiro diretamente, visto se tratar de uma troca de bens materiais (terreno versus construção), embora existam alguns custos relativos a transferência de titularidade do imóvel.
A permuta imobiliária também pode ser financeira, o que na prática seria receber o valor equivalente do preço do terreno em parcelas, conforme forem realizadas as vendas das unidades em construção.
Naturalmente, toda permuta imobiliária é um negócio onde as partes envolvidas negociam até chegarem a um bom termo que satisfaça a todos. Via de regra á uma boa solução de negócio, pois resolve um problema do proprietário do terreno que deixa de arcar com os custos de manutenção e conservação do imóvel (impostos, taxas, segurança, etc), e também por outro lado possibilita ao incorporador investir o recurso que seria imobilizado na compra do terreno, utilizando-o na construção do empreendimento.